O que é Perda Auditiva?
A perda auditiva geralmente está relacionada ao envelhecimento, mas nem sempre. Embora possa afetar pessoas de qualquer idade, a deficiência auditiva aparece com mais frequência após os 65 anos. Mas também pode ser causada por infecção, lesão, traumatismos, causas genéticas, entre outros ou defeitos de nascença.
Às vezes, a perda auditiva é temporária, como o zumbido que pode ocorrer após uma exposição á som intenso. Caso o sintoma persista é necessário procurar um especialista para uma avaliação audiologica.
Quando alguém tem dificuldade em ouvir os sons ao seu redor, pode se sentir isolado. Deixar de ouvir conversas, pios de pássaros ou risos pode despertar sentimentos de solidão e até depressão.

Como nós ouvimos?
Aqui, vamos resumir rapidamente como funciona a nossa audição:
Orelha Externa
Conhecido como pavilhão, essa porção visível da orelha capta os sons que circulam no ambiente e os envia para o canal auditivo.
Orelha Média
A vibração da membrana timpânica transmite o som para a orelha interna por meio de três ossículos (martelo, bigorna e estribo) que levam o som para a orelha interna.
Orelha Interna
Composta por duas partes: cóclea – complexo sistema de células ciliadas (células sensoriais) e o sistema vestibular que envia o som para o cérebro realizar a última etapa do processamento.
Tipos de perda auditiva
O tipo de perda auditiva está relacionado à localização das estruturas afetadas do aparelho auditivo.
Perda auditiva neurossensorial:
Na Perda auditiva neurossensorial o problema está no ouvido interno, com dano parcial ou total das células sensoriais. O ouvido externo e médio pode estar em perfeito funcionamento, mas falta quem codifica os sinais sonoros enviados para o nervo auditivo, geralmente essa alteração é irreversível, ocorre por exemplo: em casos de alterações congênitas (desde o nascimento), pode ocorrer também devido a sons muito intensos, pelo envelhecimento natural do ouvido, por remédios ototóxicos, entre outras causas.
Perda auditiva condutiva:
Na perda auditiva condutiva, como o próprio nome diz esse tipo de perda está na condução do som, existe alguma dificuldade para receber e/ou encaminhar o som de forma adequada pelo ouvida externo e ouvido médio, pode ser reversível em muitos casos. Ocorre quando o tímpano foi perfurado, mal formação de orelha, obstrução por cera, otites de repetição, entre outros fatores.
Perda auditiva mista
Neste tipo de perda à uma combinação de perda auditiva condutiva e neurossensorial, com problemas no ouvido externo e/ou médio e no ouvido interno, a alteração na condução do som pode ser reversível, mas geralmente o problema sensorial é permanente, ocorre por exemplo em casos de infecções de ouvido crônicas, traumatismos entre outras causas.