Você pode prevenir a perda auditiva?
4 medidas preventivas para manter a saúde audiva
Ouvir é um sentimento básico relacionado ao desenvolvimento e aquisição da linguagem falada, e uma forma de interação e comunicação com o mundo sonoro. No entanto, a perda auditiva é um dos problemas mais comuns, afetando homens, mulheres e crianças. Isso acontece quando é impossível ou difícil captar, receber ou perceber estímulos sonoros do ambiente. Portanto, é muito importante entender como prevenir a surdez.
Em muitos casos, o problema pode ser evitado com simples medidas diárias, como evitar colocar objetos nos ouvidos, tratar doenças de maneira adequada e não ouvir música alta. Essas medidas preventivas podem ajudar a garantir uma boa saúde auditiva ao longo de sua vida.
Neste artigo, apresentaremos 4 medidas preventivas para evitar que você seja surdo na vida diária. Confira:
- Não coloque objetos em seus ouvidos
Muitas crianças têm o hábito de colocar “coisas” nos ouvidos e os pais devem prestar atenção a essas atitudes. Isso ocorre porque eles dificultam a passagem do som e causam infecção ou inflamação na área.
Entre adultos e adolescentes, o maior risco é usar cotonetes para limpar as orelhas. O ouvido drena naturalmente o excesso de cera, e a interferência neste processo pode causar perfuração e infecção da membrana timpânica.
2.Evite sons altos
A poluição sonora é uma das principais causas da perda auditiva nos jovens, pois eles estão acostumados a ouvir música com fones de ouvido. Portanto, mesmo que estejamos acostumados com o volume alto, pode haver o risco de danos ao ouvido e, idealmente, o som não ultrapassará 50% do limite do aparelho. A sensação de zumbido causada por esse hábito pode ser decorrente de um trauma auditivo e é um sinal de alerta que precisa ser investigado por um médico ou fonoaudiólogo.
3.Trate a doença corretamente
Se não forem tratadas adequadamente, certas doenças infecciosas, como meningite e otite média, podem evoluir para surdez. Isso ocorre porque certos microrganismos podem destruir a estrutura responsável pela audição. Portanto, se forem encontrados os primeiros sinais da doença, é recomendável procurar ajuda médica e seguir os métodos de tratamento prescritos.
4.Use EPIs em trabalhos barulhentos
Quando estamos expostos a ruídos diários que ultrapassam os limites de segurança, sejam repentinos, esporádicos ou prolongados, devemos sempre utilizar equipamentos de proteção individual (EPI). Esses estímulos sonoros de alta intensidade têm a capacidade de matar as células em nossa audição. Portanto, seu uso é fundamental.
Como vimos, como prevenir a surdez, os cuidados incluem medidas que devem ser tomadas todos os dias. Portanto, entre outras coisas, devemos evitar colocar objetos nos ouvidos, tratar as doenças de maneira adequada e não ouvir sons altos. Dessa forma, você pode evitar o problema e ter uma melhor qualidade de vida.
Sem respostas