Entenda mais sobre o Teste da Orelhinha

Entre os procedimentos realizados ainda na maternidade, logo após o nascimento do bebê, está a triagem auditiva neonatal ou o teste da orelhinha.

O exame é feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê e identifica problemas auditivos no recém-nascido. Desde 2010 é determinado por lei que nenhuma criança saia da maternidade sem ter feito o teste, que é gratuito. As crianças nascidas fora do ambiente hospitalar devem fazê-lo antes de completarem 3 meses de vida.

O exame é indolor e é feito enquanto o bebê está dormindo. O fonoaudiólogo coloca um aparelho de Emissões Otoacústicas Evocadas, que produz estímulos sonoros leves e mede o retorno desses estímulos de estruturas do ouvido interno.


Como é realizado?

A triagem auditiva neonatal ou o teste da orelhinha possibilita a identificação precoce de possíveis perdas auditivas nos recém-nascidos. Esse exame consiste na colocação de um fone acoplado a um computador na orelha do bebê que emite sons de fraca intensidade e recolhe as respostas que a orelha interna do bebê produz.

É um exame feito, geralmente, no segundo ou terceiro dia de vida do bebê, é indolor, não tem contraindicações e dura em torno de 10 minutos.
“Uma vez identificada alterações no Teste da Orelhinha a criança deve ser encaminhada para a avaliação diagnóstica otorrinolaringológica e audiológica para identificação da deficiência e caracterização do tipo e grau da perda auditiva.

Caso confirmada a perda auditiva, a criança deverá ser encaminhada para serviço de referência em reabilitação auditiva, para início imediato da reabilitação auditiva, incluindo a terapia fonoadiológica, orientação à família e concessão de aparelho auditivo, quando necessário.


Importância:

Teste da orelhinha ou triagem auditiva neonatal é um teste importante para detectar se o recém-nascido tem problemas auditivos. Após a conclusão, o diagnóstico e o tratamento da deficiência auditiva podem ser iniciados precocemente. Proporcionando assim, um desenvolvimento da linguagem e da fala adequados para criança. Criança que ouve bem, desenvolve melhor.